domingo, 4 de setembro de 2011

Como usar a internet a favor da sua empresa Várias ferramentas podem impulsionar o negócio e melhorar a imagem do empreendimento

São Paulo - Twitter, Facebook, Orkut, blogs, Youtube. As redes sociais crescem
cada vez mais e há motivos de sobra para fazer parte deste universo. A
mudança no comportamento do consumidor exige que as empresas estejam na
internet. Muitos vão à rede antes mesmo de ir a uma loja e a empresa que não
aparece na busca prévia deixa de ser uma possibilidade de compra.
Apresentado no último dia do curso EXAME PME, o caso da Eletrônica Santana
ajuda a entender como a internet pode ser uma ferramenta que salva uma
empresa. O empreendimento passava por dificuldades no fim da década de 90 e
tinha duas possibilidades: abrir mais filiais ou apostar em um novo conceito de
negócio. A decisão foi entrar no comércio eletrônico. "Pensei que cada
computador poderia ser uma filial da minha loja" , conta Rubens Branchini
Martins, diretor comercial e de marketing .
A partir de publicidade online, a companhia começou a crescer e manteve sua
loja física, mas a internet e a decisão de partir para este ambiente foi essencial
para retomar o desenvolvimento da empresa. No e- commerce, o layout , a
usabilidade e a escolha de uma plataforma que funcione bem são essenciais para
atender o consumidor . "O internauta é exigente, se o site demora para abrir, por
exemplo, ele vai para o concorrente", diz Rubens.
A empresa que ainda não tem site ou perfis nas redes sociais precisa ficar atenta
a alguns pontos antes de começar. Edney Sousa, diretor de operações da
Pólvora! Comunicação, acredita que é preciso entender a etiqueta da rede antes
de usá- la. "Primeiro veja o que estão falando antes de participar", diz. "Hoje em
dia não adianta apenas falar do serviço ou produto, a internet funciona como
uma troca, uma conversa", explica .
Depois de entender o que estão falando, faça um diagnóstico e veja qual a
participação da sua empresa nas redes sociais. "Só vale criar um novo perfil se
for realmente participar. Se for deixar abandonado, nem vale a pena entrar",
ensina Sousa. Para medir esta participação, leva- se em consideração a
visibilidade, a influência e o engajamento.
Como usar as principais redes sociais
No Youtube , exiba sua empresa e outros vídeos sobre seu produto ou serviço. É
bom que sua página seja personalizada. Não faça apenas divulgação própria no
Twitter. Divulgue coisas interessantes de outras fontes . O seguidor fica mais
tolerante à publicidade. É também uma forma de atendimento ao cliente.
O Orkut ajuda a semear suas ideias e produtos. Estar nas comunidades e ver o
que dizem ajuda a definir ações futuras. Já no Facebook os aplicativos são os
mais acessados . Criar joguinhos ou outras formas de interação e ter um perfil
são formas de participar. O blog pode reunir todas as outras redes. Deve ter uma
linha editorial, para não escrever sobre assuntos que não interessam ao
consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário